BLOG

Aqui você encontra dicas, notícias e muito mais.

POMBO Sujeira e doenças

quarta, 01 de junho de 2022

Como limpar fezes de pombos corretamente

 

A higienização do local deve ser realizada com cuidado preferencialmente por profissionais qualificados devidamente equipados. Se você tiver contato com os excrementos, corre o risco de se contaminar e desenvolver complicações de saúde. Portanto, siga as dicas abaixo:

  1. Nunca limpe o local com vassoura. Ao varrer a poeira, ela fica suspensa no ar, certo? O mesmo acontece com partículas dos dejetos. Espalhadas pela área, elas acabam sendo inaladas por pessoas – e podem conter esporos de fungos ou outros microrganismos nocivos.
  2. Evite, também, o pano seco. Esse acessório de limpeza dá uma “tapeada”, ajudando a remover as sujidades mais grossas. No entanto, não é suficiente para eliminar todos os vestígios dos pombos. É necessário recorrer a uma substância desinfetante.
  3. Lave a sujeira com água clorada. Uma solução contendo um copinho de água sanitária para cada litro de água da torneira funciona muito bem para eliminar as fezes de pombo. Aliás, lembre-se de sempre diluir o produto antes de manuseá-lo. A alta concentração de cloro pode causar irritação nos olhos, na garganta e no nariz.
  4. Use máscara. Você deve cobrir as vias aéreas (nariz e boca) com uma máscara. Esse cuidado evita uma eventual inalação de esporos. Sem contar que diminui as chances de alergia por conta da água sanitária! Lave a máscara imediatamente após o uso ou, se for a versão descartável, jogue-a no lixo.
  5. Jamais alimente os pombos. Essas criaturas permanecem onde houver comida. Portanto, deposite o lixo em latões fechados, mantenha o pátio limpo e guarde a ração de seu pet em potes com tampa. Essas são boas medidas para afastar as pragas naturalmente.

 

Não corra riscos desnecessários chame os especialistas

Comente e participe:


CUPINS perigo invisivel

quarta, 21 de julho de 2021

Biologia Comportamental dos Cupins

Composição de uma colônia de cupins

 Basicamente 3 castas de indivíduos bem diferenciados morfologicamente e com funções          bem definidas na colônia podem ser observados nos casos de ataques a condomínio e residências: reprodutores ou alados, operários e soldados. 

Reprodutores ou alados

São responsáveis pela proliferação da colônia. 

Reis, rainhas e reprodutores de substituição surgem na primavera e verão, antes ou depois das chuvas. Fazem voos de dispersão (revoada ou enxamagem). 

Bioindicadores de existência de colônias nas proximidades.

A maioria dos trabalhos científicos informam que a época comum para o aparecimento de revoadas de cupins se inicia na primavera, contudo podemos observar que este processo já ocorre também no inverno devido as altas temperaturas apresentadas.

Rainha de cupim

 

Com o tempo a rainha vai desenvolvendo o seu ovário e glândulas tendo seu abdômen expandido (fisiogastria). Com 2 anos de vida a rainha atinge a maturidade (podendo colocar uma média de 12 a 30 mil ovos por dia) Podem viver até 25 anos. 

Operário

 Grande responsável pelos danos causados nas infestações de cupins. Têm funções rotineiras na colônia: obtenção de alimento, construção, reparação, expansão e limpeza do ninho e túneis a eles associados, canibalização de indivíduos mortos, cuidam das larvas, ovos, formas jovens, soldados e reprodutores com fornecimento de alimento. 

Soldados

São bem diferentes dos demais indivíduos da colônia. A cabeça, mais escura em relação ao seu corpo, é grande, dura, composta de um par de grandes mandíbulas. 

A quantidade de soldados na colônia geralmente é muito menor do que a de operários.

São alimentados pelos operários ou pelas ninfas.

Como os cupins conseguem invadir as estruturas dos prédios ou unidades residenciais?

 A invasão aos prédios se dá pela busca contínua e desordenada dos cupins operários por novas fontes de alimento. Esta busca pode ocorrer através do sub solo (meio interno) o ainda no meio externo feito através de passagens ou caminhos chamados de túneis ou trilhas (proteção contra os raios solares, mantém a umidade e a perde de água, e evitar a ação de inimigos naturais). 

Nos imóveis este processo pode ser iniciado também através da invasão de indivíduos alados que ao pousarem e iniciarem o processo de acasalamento caso encontrem condições favoráveis (rachaduras nas paredes, moveis antigos, teto rebaixado em gesso sem manutenção) iniciam a formação de uma nova colônia.

 

Comente e participe:


Cupim acabou com seu sonho?

quarta, 28 de outubro de 2020

Cupim acabou com o seu sonho.

 

Sabe quando você sonha com aquela cozinha maravilhosa, batalha e conquista.

Chega o tão esperado dia de instalar. Pronto agora você se sente realizada afinal tem agora a tão sonhada cozinha, tudo lindo muito bem arrumada, da gosto de ver, afinal você batalhou  logo é o seu momento e ninguém nesse mundo pode tirar isso.

Um dia você encontra um pozinho, limpa e não se preocupa afinal é um móvel novo.

Outro dia outro ponto com pó, agora uma pequena mancha o que fazer ? Sua amiga logo diz compra querosene e passa deve ser cupim. Você prontamente joga querosene em todo móvel

O problema foi resolvido, agora pode relaxar e voltar a admirar sua conquista.

Um belo dia uma prateleira não aguentou o peso de uma única xicara, você encontra pequenos insetos, um dois dez vinte cem. Pronto seu sonho foi devorado por CUPINS.

Não deixe que os cupins transformem seu sonho em pesadelo. Chame a INSET RJ.

Nossa missão é fazer com os cupins não estraguem seu sonho, não destrua sua cozinha.

INSET RJ , Especialistas em Cupins.

Comente e participe:


Controlando pragas e cuidando do meio ambiente

sexta, 13 de outubro de 2017

Antes vamos entender alguns conceitos básicos:

O que são pragas urbanas?

  • Defini-se como toda espécie que, de alguma forma, traz algum tipo de prejuízo ao homem seja de ordem econômica, social e de saúde.
  • Muitas espécies dependendo do ambiente podem ou não ser classificadas como pragas.

A necessidade de se preservar o meio ambiente, combater o fenômeno da resistência química e proteger o homem das ações tóxicas dos pesticidas fez com que se desenvolvesse técnicas mais limpas e mais seguras. 

Para se ter sucesso em um programa de controle  de pragas é preciso entender que tudo ligado  ao meio ambiente é regido por um harmônico  sistema de equilíbrio.

Tendo como pilares primordiais : Perícia e Ciência.

Perícia. Habilidade e destreza nas operações.

Ciência.Conhecimento da biologia das  pragas, dos produtos, equipamentos e tudo que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico.

O que significa Manejo Integrado?

É um conceito que trata o controle de pragas sob uma ótica ampla do ambiente.

Prioriza medidas preventivas sob um conjunto de estratégias utilizadas de maneira integrada no intuito de tornar o ambiente menos susceptível a ação de pragas, não precisando para isso fazer uso de grandes quantidades de inseticidas químicos.

O Manejo Integrado de Pragas Urbanas envolve programas de controle que são trabalhados de maneira intrínseca.

Programa de controle ambiental: Está voltado para práticas preventivas, visam modificar o ambiente de maneira a não os tornar tão propício a pragas, atua eliminando possíveis abrigos as pragas e outras condições que possam beneficiar a estas.

Programa de controle sanitário: É a adoção de medidas de limpeza e higiene de modo a eliminar o máximo possível a oferta de alimentos as pragas.

São adotadas medidas de higiene pessoal e do ambiente, técnicas adequadas de  armazenamento de alimentos, descarte adequado do lixo e  monitoramento  da entrada e saída de mercadorias.

Programa de controle físico: Adota medidas impeditivas que distanciem o máximo as pragas dos ambientes.

São artifícios adotados para que impeçam as pragas de invadirem depósitos de alimentos, áreas de manipulação, e distribuição de alimentos e até locais onde há a presença de pessoas como os domicílios e locais de trabalho.

Programa de controle cultural: Utiliza ações educativas no intuito de conscientizar e induzir mudanças de hábito e comportamento individual e coletivo no que se refere à prevenção contra as pragas.

Programa de controle biológico: É um tipo de programa que utiliza predadores naturais no controle populacional das pragas alvo. Usa-se também bactérias ou outros agentes patogênicos que interfiram nas fases de desenvolvimento (larval) das pragas.

Programa de controle químico: Utilização racional e criteriosa de biocidas, no combate a pragas. São importantes nesta etapa: o tipo de ambiente, a praga a ser combatida e o nível de infestação. Através dos pontos acima selecionamos a melhor técnica e o melhor produto a ser empregado no controle.

 Todo o conjuntoDeve sempre estar acompanhado de procedimentos de inspeção e monitoramento.

Comente e participe:


Impermeabilização de reservatório de água

quarta, 04 de outubro de 2017

IMPERMEABILIZAÇÃO

Impermeabilizar é o ato de isolar e proteger os materiais de uma edificação da passagem indesejável de líquidos e vapores, mantendo assim as condições de desempenho, habitabilidade e durabilidade de uma construção. A condição de impermeabilizar está associada a uma pressão limite, convencionada em ensaio específico (NBR 9575/03).

            A técnica de impermeabilizar, chamada de impermeabilização, tem como produto resultante, um conjunto de componentes e elementos construtivos (serviços) que objetivam proteger as construções contra a ação de fluidos (vapores e umidade).

            Geralmente a impermeabilização é composta de um conjunto de camadas, com funções específicas, as quais devem ser adequadamente dimensionadas e planejadas de forma a garantir a eficiência desejada com o melhor custo-benefício.

            A infiltração de água nas superfícies e estruturas pode afetar e até mesmo comprometer o concreto, armadura, alvenaria, revestimento e pintura, deixando o ambiente insalubre devido alta umidade e proliferação de fungos e mofo.

Comente e participe:


Mosquito; Todo cuidado é pouco

quarta, 04 de outubro de 2017

MOSQUITOS

Mais um verão que se aproxima e com ele a volta de um velho inimigo público. O Aedes aegypti

Ele tem olhos e glândulas salivares especiais para detectar humanos e uma picada imperceptível – ou seja, é um agente de infecção perfeito.Tanto que o Aedes aegypti transmite febre amarela, dengue, zika e chikungunya (e pode carregar os vírus das três últimas e contagiar uma pessoa com todos ao mesmo tempo). Ele vive 30 dias quando adulto, o suficiente para contagiar cerca de 300 pessoas. Apenas a fêmea pica, pois precisa do sangue para nutrir os ovos – o macho se alimenta da seiva de frutas. Os ovos aguentam até 400 dias sem contato com água e as larvas demoram apenas uma semana para atingirem a fase adulta, estando, então, aptas a sair picando gente por aí.

Na hora do ataque, o Aedes injeta na vítima sua saliva, a qual contém substâncias anticoagulantes (para manter o fluxo constante de sangue) e anestésicas (para bloquear momentaneamente a sensação de dor). Por isso só sentimos a picada bem depois

OVOS

Aedes aegypti bota os ovos nas paredes dos criadouros (qualquer reservatório com água parada e limpa). Eles são colocados bem próximos à lâmina d’água e aguardam a próxima chuva para eclodirem. Têm 1 mm de comprimento

 

 

Comente e participe:


123

 

QUERO UM ORÇAMENTO GRÁTIS!

Preencha o formulário e receba um orçamento gratuitamente.

Serviços de interesse


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK