BLOG
Aqui você encontra dicas, notícias e muito mais.
CUPINS perigo invisivel
quarta, 21 de julho de 2021
Biologia Comportamental dos Cupins
Composição de uma colônia de cupins
Basicamente 3 castas de indivíduos bem diferenciados morfologicamente e com funções bem definidas na colônia podem ser observados nos casos de ataques a condomínio e residências: reprodutores ou alados, operários e soldados.
Reprodutores ou alados
São responsáveis pela proliferação da colônia.
Reis, rainhas e reprodutores de substituição surgem na primavera e verão, antes ou depois das chuvas. Fazem voos de dispersão (revoada ou enxamagem).
Bioindicadores de existência de colônias nas proximidades.
A maioria dos trabalhos científicos informam que a época comum para o aparecimento de revoadas de cupins se inicia na primavera, contudo podemos observar que este processo já ocorre também no inverno devido as altas temperaturas apresentadas.
Rainha de cupim
Com o tempo a rainha vai desenvolvendo o seu ovário e glândulas tendo seu abdômen expandido (fisiogastria). Com 2 anos de vida a rainha atinge a maturidade (podendo colocar uma média de 12 a 30 mil ovos por dia) Podem viver até 25 anos.
Operário
Grande responsável pelos danos causados nas infestações de cupins. Têm funções rotineiras na colônia: obtenção de alimento, construção, reparação, expansão e limpeza do ninho e túneis a eles associados, canibalização de indivíduos mortos, cuidam das larvas, ovos, formas jovens, soldados e reprodutores com fornecimento de alimento.
Soldados
São bem diferentes dos demais indivíduos da colônia. A cabeça, mais escura em relação ao seu corpo, é grande, dura, composta de um par de grandes mandíbulas.
A quantidade de soldados na colônia geralmente é muito menor do que a de operários.
São alimentados pelos operários ou pelas ninfas.
Como os cupins conseguem invadir as estruturas dos prédios ou unidades residenciais?
A invasão aos prédios se dá pela busca contínua e desordenada dos cupins operários por novas fontes de alimento. Esta busca pode ocorrer através do sub solo (meio interno) o ainda no meio externo feito através de passagens ou caminhos chamados de túneis ou trilhas (proteção contra os raios solares, mantém a umidade e a perde de água, e evitar a ação de inimigos naturais).
Nos imóveis este processo pode ser iniciado também através da invasão de indivíduos alados que ao pousarem e iniciarem o processo de acasalamento caso encontrem condições favoráveis (rachaduras nas paredes, moveis antigos, teto rebaixado em gesso sem manutenção) iniciam a formação de uma nova colônia.
Comente e participe:
QUERO UM ORÇAMENTO GRÁTIS!
Preencha o formulário e receba um orçamento gratuitamente.