BLOG

Aqui você encontra dicas, notícias e muito mais.

CUPINS perigo invisivel

quarta, 21 de julho de 2021

Biologia Comportamental dos Cupins

Composição de uma colônia de cupins

 Basicamente 3 castas de indivíduos bem diferenciados morfologicamente e com funções          bem definidas na colônia podem ser observados nos casos de ataques a condomínio e residências: reprodutores ou alados, operários e soldados. 

Reprodutores ou alados

São responsáveis pela proliferação da colônia. 

Reis, rainhas e reprodutores de substituição surgem na primavera e verão, antes ou depois das chuvas. Fazem voos de dispersão (revoada ou enxamagem). 

Bioindicadores de existência de colônias nas proximidades.

A maioria dos trabalhos científicos informam que a época comum para o aparecimento de revoadas de cupins se inicia na primavera, contudo podemos observar que este processo já ocorre também no inverno devido as altas temperaturas apresentadas.

Rainha de cupim

 

Com o tempo a rainha vai desenvolvendo o seu ovário e glândulas tendo seu abdômen expandido (fisiogastria). Com 2 anos de vida a rainha atinge a maturidade (podendo colocar uma média de 12 a 30 mil ovos por dia) Podem viver até 25 anos. 

Operário

 Grande responsável pelos danos causados nas infestações de cupins. Têm funções rotineiras na colônia: obtenção de alimento, construção, reparação, expansão e limpeza do ninho e túneis a eles associados, canibalização de indivíduos mortos, cuidam das larvas, ovos, formas jovens, soldados e reprodutores com fornecimento de alimento. 

Soldados

São bem diferentes dos demais indivíduos da colônia. A cabeça, mais escura em relação ao seu corpo, é grande, dura, composta de um par de grandes mandíbulas. 

A quantidade de soldados na colônia geralmente é muito menor do que a de operários.

São alimentados pelos operários ou pelas ninfas.

Como os cupins conseguem invadir as estruturas dos prédios ou unidades residenciais?

 A invasão aos prédios se dá pela busca contínua e desordenada dos cupins operários por novas fontes de alimento. Esta busca pode ocorrer através do sub solo (meio interno) o ainda no meio externo feito através de passagens ou caminhos chamados de túneis ou trilhas (proteção contra os raios solares, mantém a umidade e a perde de água, e evitar a ação de inimigos naturais). 

Nos imóveis este processo pode ser iniciado também através da invasão de indivíduos alados que ao pousarem e iniciarem o processo de acasalamento caso encontrem condições favoráveis (rachaduras nas paredes, moveis antigos, teto rebaixado em gesso sem manutenção) iniciam a formação de uma nova colônia.

 

Comente e participe:


 

QUERO UM ORÇAMENTO GRÁTIS!

Preencha o formulário e receba um orçamento gratuitamente.

Serviços de interesse


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK