BLOG
Aqui você encontra dicas, notícias e muito mais.
Traças na roupa ??
terça, 30 de maio de 2023
Essa traça pertence à ordem Lepidoptera, a mesma das borboletas. Seu ciclo de reprodução compreende quatro fases: ovo, larva, pupa e inseto adulto.
O tamanho depende da espécie. Quando falamos da traça da lã (Tineola bisselliella), estamos nos referindo a um bicho com cerca de 0,65 cm de comprimento, identificado por antenas grossas, asas e escamas cobrindo o corpo.
Nas casas e nos estabelecimentos comerciais, é comum encontrar essas criaturas quando elas estão no casulo, um envoltório achatado em formato de losango. Dentro desse “estojo”, a lagarta consegue se alimentar e completar a metamorfose, transformando-se numa mariposa.
O estágio larva/casulo pode ser considerado o mais preocupante. É nesse período que a praga ataca diversos materiais para comer.
Sua nutrição é à base de queratina, encontrada principalmente em tecidos de origem animal. Lã, couro e algodão são algumas opções. Além disso, a traça-das-roupas aproveita sujidades como restos de pelos humanos, penas e poeira acumulada no ambiente.
O local preferido dessas invasoras não poderia ser outro: o guarda-roupas. Lá, elas encontram um verdadeiro banquete feito de camisas, blusões e travesseiros. Depois da refeição, elas migram para frestas nos móveis ou fissuras nas paredes, podendo continuar a transmutação à fase adulta.
O ciclo de vida completo de uma Lepidoptera leva em torno de seis meses. Quando mariposa, ela sobrevive apenas por alguns dias.
Agora que você já sabe o que são traças de roupa vem a pergunta? COMO esses animais surgem na sua casa?
Existem várias formas deles chegarem: os bichos podem ser carregados para dentro de casa porque vieram num objeto, como uma camisa, um pacote de cereal ou um livro antigo.
Outra explicação está no ar: as mariposas aproveitam uma janela aberta e voam para dentro. Basta colocar alguns ovos e pronto, começa a proliferação!
Os locais úmidos e escuros são os principais esconderijos das traças. Frestas de móveis, rodapés, cantos de parede, caixas, armários e guarnições de portas são os locais preferidos.
Para evitar a infestação dessas destruidoras no seu ambiente, adote algumas medidas preventivas:
- Lave roupas novas antes de usá-las ou guardá-las: pode haver ovos de traça grudados nessas peças;
- Não guarde roupas usadas: suor, restos de pele e pelos atraem as traças;
- Instale telas de proteção nas janelas para conter a entrada das mariposas;
- Mantenha livros, revistas e jornais em prateleiras afastadas da parede;
- Abra as janelas e permita a boa insolação do ambiente: a luz natural afugenta os insetos;
- Zele pela limpeza do imóvel, com atenção especial aos cantos escuros e úmidos;
Comente e participe:
QUERO UM ORÇAMENTO GRÁTIS!
Preencha o formulário e receba um orçamento gratuitamente.