BLOG

Aqui você encontra dicas, notícias e muito mais.

Traças na roupa ??

terça, 30 de maio de 2023

Essa traça pertence à ordem Lepidoptera, a mesma das borboletas. Seu ciclo de reprodução compreende quatro fases: ovo, larva, pupa e inseto adulto.

O tamanho depende da espécie. Quando falamos da traça da lã (Tineola bisselliella), estamos nos referindo a um bicho com cerca de 0,65 cm de comprimento, identificado por antenas grossas, asas e escamas cobrindo o corpo.

Nas casas e nos estabelecimentos comerciais, é comum encontrar essas criaturas quando elas estão no casulo, um envoltório achatado em formato de losango. Dentro desse “estojo”, a lagarta consegue se alimentar e completar a metamorfose, transformando-se numa mariposa.

O estágio larva/casulo pode ser considerado o mais preocupante. É nesse período que a praga ataca diversos materiais para comer.

Sua nutrição é à base de queratina, encontrada principalmente em tecidos de origem animal. Lã, couro e algodão são algumas opções. Além disso, a traça-das-roupas aproveita sujidades como restos de pelos humanos, penas e poeira acumulada no ambiente.

O local preferido dessas invasoras não poderia ser outro: o guarda-roupas. Lá, elas encontram um verdadeiro banquete feito de camisas, blusões e travesseiros. Depois da refeição, elas migram para frestas nos móveis ou fissuras nas paredes, podendo continuar a transmutação à fase adulta.

O ciclo de vida completo de uma Lepidoptera leva em torno de seis meses. Quando mariposa, ela sobrevive apenas por alguns dias.

Agora que você já sabe o que são traças de roupa vem a pergunta? COMO esses animais surgem na sua casa?

Existem várias formas deles chegarem: os bichos podem ser carregados para dentro de casa porque vieram num objeto, como uma camisa, um pacote de cereal ou um livro antigo.

Outra explicação está no ar: as mariposas aproveitam uma janela aberta e voam para dentro. Basta colocar alguns ovos e pronto, começa a proliferação!

Os locais úmidos e escuros são os principais esconderijos das traças. Frestas de móveis, rodapés, cantos de parede, caixas, armários e guarnições de portas são os locais preferidos.

Para evitar a infestação dessas destruidoras no seu ambiente, adote algumas medidas preventivas:

  • Lave roupas novas antes de usá-las ou guardá-las: pode haver ovos de traça grudados nessas peças;
  • Não guarde roupas usadas: suor, restos de pele e pelos atraem as traças;
  • Instale telas de proteção nas janelas para conter a entrada das mariposas;
  • Mantenha livros, revistas e jornais em prateleiras afastadas da parede;
  • Abra as janelas e permita a boa insolação do ambiente: a luz natural afugenta os insetos;
  • Zele pela limpeza do imóvel, com atenção especial aos cantos escuros e úmidos;

 

Comente e participe:


Escorpião: Controle e Soluções para Escorpião

quinta, 18 de maio de 2023

Escorpião: Controle e Soluções para Escorpião

Tityus serrulatus.

Escorpiões são animais pertencentes ao filo dos artrópodes, com hábitos noturnos, facilidade de entrada e abrigo em diversos ambientes, se alimentam de insetos como: baratas, grilos, cupins, aranhas, entre outros. Algumas espécies estão muito bem adaptadas ao meio urbano.

Espécies de escorpiões mais comuns no Brasil

São conhecidas cerca de 1600 espécies de escorpiões, todas venenosas, em todo o mundo, mas apenas 25 são consideradas interesse de saúde. Só no Brasil são mais de 160 espécies presentes. As espécies do gênero Tityus, como o escorpião amarelo (Tityus serrulatus), que pode ser encontrado em todas as regiões do país, estão entre as mais perigosas, pois são capazes de causar graves acidentes, podendo levar a óbito, principalmente crianças e idosos. Geralmente os escorpiões do genero Tityus são aracnídeos de pequeno porte, possuindo entre 2,5 a 9 cm de comprimento.

Ciclo de vida dos escorpiões

escorpião amarelo (Tityus serrulatus) não possui machos em sua espécie, somente fêmeas que se reproduzem através da partenogênese (reprodução assexuada), bastando que a fêmea encontre condições propícias no ambiente.

Os filhotes permanecem no dorso da mãe durante os primeiros dias após seu nascimento, hábito observável também em outras espécies de escorpiões.

Dicas para o manejo integrado de escorpiões

escorpião amarelo pode se dispersar pelo transporte de madeiras, materiais de construção, móveis, vestimentas e qualquer outro material onde esteja escondido.

Para que não ocorram acidentes é muito importante ficar atento e, ao menor sinal faça contato com a INSET RJ MG

Comente e participe:


CARRAPATO VERMELHO DO CÃO

terça, 02 de maio de 2023

CARRAPATO VERMELHO DO CÃO

 

CICLO DE VIDA

Os carrapatos possuem ciclo de vida que inclui as fases de: ovo - larva - ninfa e adultos.

Após ingerir sangue de um hospedeiro, a fêmea se desprende do mesmo e deposita milhares de ovos, geralmente no ambiente, morrendo em seguida.

Em condições satisfatórias de temperatura e umidade, ocorre a incubação (entre 30 a 40 dias, aproximadamente) e, após este período, as larvas eclodem.

As larvas oportunamente fixam-se em um hospedeiro (normalmente de pequeno porte), realizam repasto sangüíneo, desprendem-se deste, caem no ambiente e após 10 dias, em média, realizam a ecdise (muda) para o estágio de ninfa.

Após cerca de 3 semanas, as ninfas já estão prontas para alimentação em hospedeiro de pequeno porte. Quando alimentadas, estas ninfas caem no solo e realizam ecdise transformando-se em adultos.

Em um hospedeiro (normalmente de grande porte), macho e fêmea adultos acasalam e a fêmea alimenta-se de sangue, iniciando um novo ciclo.

QUANDO DEDETIZAR ??

Para o controle da infestação ambiental pode-se optar pelo uso direto de carrapaticidas (dedetização) para áreas como canis, casinhas, pequenos quintais e interior de residências. Nas aplicações ambientais é de extrema importância priorizar os locais acima do nível do solo pelo comportamento de escalar as paredes e se abrigar em frestas no alto que o carrapato apresenta.

MEDIDAS DE SEGURANÇA.

Toda vez que uma dedetização for realizada no ambiente é importante que todos (pessoas e animais) sejam retirados do local já que alguns princípios ativos podem ser potencialmente tóxicos. Dentro das residências, além de dar atenção ao local onde o cão costuma repousar, é importante manter sempre higienizados caminhas, cobertores, toalhas, etc. Atenção especial também deve ser dada aos móveis como sofás, poltronas, camas e armários embutidos principalmente nas partes acima do nível do solo, pois estes locais podem servir de abrigo para ovos, larvas e ninfas.

Não existe nenhum tratamento preventivo ou produto capaz de impedir a infestação por carrapatos, se o cão frequentar áreas infestadas ele certamente poderá ter carrapatos.

PERIODICIDADE DO TRATAMENTO

O controle de carrapatos exige insistência e bastante disciplina para manter a sequência e os intervalos corretos recomendados de aplicação dos produtos. Nenhum resultado é obtido com apenas uma aplicação. Além disso, é importante também que exista a conscientização de todos com relação ao controle ambiental e no cão, uma vez que os carrapatos provocam incômodos, podendo causar anemia e transmitir doenças. Converse com seus amigos, parentes e vizinhos sobre isso e não esqueça que o médico veterinário é o profissional ideal para orientar sobre as melhores formas de controle e os produtos mais adequados.

Comente e participe:


Limpeza de caixa d'água . Qualidade com responsabilidade

segunda, 01 de maio de 2023

Dentro do preço estão todas as escolhas: Da economia, Da qualidade e principalmente da RESPONSABILIDADE.

Limpeza de caixa d’água uma atividade que envolve QUALIDADE E RESPONSABILIDADE.

Você sabe quais são os principais riscos possíveis de serem encontrados nos espaços confinados? (Cisternas e caixa’agua) Em espaços confinados, os riscos existentes ou gerados pela atividade são potencializados pela sua configuração, dificultando a movimentação e trabalho no seu interior, além de conter ventilação natural deficiente ou inexistente e aberturas para entrada e saída restritas ou limitadas. Deste modo, é importante que todos esses fatores sejam avaliados detalhadamente, levando-se em conta o efeito de um sobre o outro. Nesse sentido, a NR-33 alerta sobre proceder à avaliação e controle dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos: 

Riscos Físicos O ruído, calor, radiações não ionizantes e umidade são encontrados com frequência nos espaços confinados.

Riscos Químicos A presença de contaminantes e a deficiência de oxigênio (O2) podem provocar a intoxicação, asfixia simples ou química e, eventualmente, a morte dos trabalhadores.

Riscos Biológicos Espaços confinados possuem condições propícias para a proliferação de micro-organismos e algumas espécies de animais, em virtude da alta umidade, iluminação deficiente, água estagnada e presença de nutrientes. 

Riscos Ergonômicos O acesso e a movimentação no espaço confinado são muitas vezes difíceis em razão do tamanho das aberturas de entrada e da sua geometria. A iluminação é geralmente deficiente e algumas atividades exigem esforços excessivos e posturas desconfortáveis. 

Riscos mecânicos. Incluem-se alguns exemplos como: trabalho em altura, instalações elétricas inadequadas, contato com superfícies aquecidas, maquinário sem proteção, impacto de ferramentas e materiais, inundação, superfícies inclinadas, desabamento e formação de atmosfera explosiva. Podendo causar quedas, choques elétricos, queimaduras, aprisionamento e lesão em membro ou outra parte do corpo, afogamento, engolfamento, asfixia, incêndio e explosão. 

Empresas e condomínio devem ter um cuidado todo especial no momento da contratação de serviços para limpeza de caixa d’água. Verificando se equipe que vai efetuar as atividades possuem os requisitos necessário: possui o curso profissional de NR – 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados. NR 35 define e regulamenta o trabalho em altura, aponta quem pode realizar essa atividade e estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura.

Os profissionais da INSET RJ / MG, possuem todas as certificações e equipamentos para a realização de serviços de limpeza de caixa d’água com: ECONOMINA – QUALIDADE E RESPONSABILIDADE.

Comente e participe:


 

QUERO UM ORÇAMENTO GRÁTIS!

Preencha o formulário e receba um orçamento gratuitamente.

Serviços de interesse


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK