BLOG
Aqui você encontra dicas, notícias e muito mais.
CARRAPATO VERMELHO DO CÃO
terça, 02 de maio de 2023
CARRAPATO VERMELHO DO CÃO
CICLO DE VIDA
Os carrapatos possuem ciclo de vida que inclui as fases de: ovo - larva - ninfa e adultos.
Após ingerir sangue de um hospedeiro, a fêmea se desprende do mesmo e deposita milhares de ovos, geralmente no ambiente, morrendo em seguida.
Em condições satisfatórias de temperatura e umidade, ocorre a incubação (entre 30 a 40 dias, aproximadamente) e, após este período, as larvas eclodem.
As larvas oportunamente fixam-se em um hospedeiro (normalmente de pequeno porte), realizam repasto sangüíneo, desprendem-se deste, caem no ambiente e após 10 dias, em média, realizam a ecdise (muda) para o estágio de ninfa.
Após cerca de 3 semanas, as ninfas já estão prontas para alimentação em hospedeiro de pequeno porte. Quando alimentadas, estas ninfas caem no solo e realizam ecdise transformando-se em adultos.
Em um hospedeiro (normalmente de grande porte), macho e fêmea adultos acasalam e a fêmea alimenta-se de sangue, iniciando um novo ciclo.
QUANDO DEDETIZAR ??
Para o controle da infestação ambiental pode-se optar pelo uso direto de carrapaticidas (dedetização) para áreas como canis, casinhas, pequenos quintais e interior de residências. Nas aplicações ambientais é de extrema importância priorizar os locais acima do nível do solo pelo comportamento de escalar as paredes e se abrigar em frestas no alto que o carrapato apresenta.
MEDIDAS DE SEGURANÇA.
Toda vez que uma dedetização for realizada no ambiente é importante que todos (pessoas e animais) sejam retirados do local já que alguns princípios ativos podem ser potencialmente tóxicos. Dentro das residências, além de dar atenção ao local onde o cão costuma repousar, é importante manter sempre higienizados caminhas, cobertores, toalhas, etc. Atenção especial também deve ser dada aos móveis como sofás, poltronas, camas e armários embutidos principalmente nas partes acima do nível do solo, pois estes locais podem servir de abrigo para ovos, larvas e ninfas.
Não existe nenhum tratamento preventivo ou produto capaz de impedir a infestação por carrapatos, se o cão frequentar áreas infestadas ele certamente poderá ter carrapatos.
PERIODICIDADE DO TRATAMENTO
O controle de carrapatos exige insistência e bastante disciplina para manter a sequência e os intervalos corretos recomendados de aplicação dos produtos. Nenhum resultado é obtido com apenas uma aplicação. Além disso, é importante também que exista a conscientização de todos com relação ao controle ambiental e no cão, uma vez que os carrapatos provocam incômodos, podendo causar anemia e transmitir doenças. Converse com seus amigos, parentes e vizinhos sobre isso e não esqueça que o médico veterinário é o profissional ideal para orientar sobre as melhores formas de controle e os produtos mais adequados.
Comente e participe:
QUERO UM ORÇAMENTO GRÁTIS!
Preencha o formulário e receba um orçamento gratuitamente.