BLOG
Aqui você encontra dicas, notícias e muito mais.
Escorpião: Controle e Soluções para Escorpião
quinta, 18 de maio de 2023
Escorpião: Controle e Soluções para Escorpião
Tityus serrulatus.
Escorpiões são animais pertencentes ao filo dos artrópodes, com hábitos noturnos, facilidade de entrada e abrigo em diversos ambientes, se alimentam de insetos como: baratas, grilos, cupins, aranhas, entre outros. Algumas espécies estão muito bem adaptadas ao meio urbano.
Espécies de escorpiões mais comuns no Brasil
São conhecidas cerca de 1600 espécies de escorpiões, todas venenosas, em todo o mundo, mas apenas 25 são consideradas interesse de saúde. Só no Brasil são mais de 160 espécies presentes. As espécies do gênero Tityus, como o escorpião amarelo (Tityus serrulatus), que pode ser encontrado em todas as regiões do país, estão entre as mais perigosas, pois são capazes de causar graves acidentes, podendo levar a óbito, principalmente crianças e idosos. Geralmente os escorpiões do genero Tityus são aracnídeos de pequeno porte, possuindo entre 2,5 a 9 cm de comprimento.
Ciclo de vida dos escorpiões
O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) não possui machos em sua espécie, somente fêmeas que se reproduzem através da partenogênese (reprodução assexuada), bastando que a fêmea encontre condições propícias no ambiente.
Os filhotes permanecem no dorso da mãe durante os primeiros dias após seu nascimento, hábito observável também em outras espécies de escorpiões.
Dicas para o manejo integrado de escorpiões
O escorpião amarelo pode se dispersar pelo transporte de madeiras, materiais de construção, móveis, vestimentas e qualquer outro material onde esteja escondido.
Para que não ocorram acidentes é muito importante ficar atento e, ao menor sinal faça contato com a INSET RJ MG
Comente e participe:
QUERO UM ORÇAMENTO GRÁTIS!
Preencha o formulário e receba um orçamento gratuitamente.